REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA VIRTUAL

Com o objetivo de garantir a participação do cidadão cascavelense na transparência dos recursos públicos, a Câmara Municipal de Cascavel realizou na quinta-feira, 06 de maio, Audiência Pública Virtual através do seu Facebook oficial. Na oportunidade, foi apresentado e discutido com a sociedade, os parlamentares e convidados, o Projeto de Lei 032/2021, que dispõe da Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO, compreendendo metas e prioridades financeiras da Administração Pública para o exercício de 2022.
A Sessão Plenária Virtual contou com a participação dos vereadores: Tiago Rocha (1º Vice-presidente), Gleidson Bezerra (Presidente da Comissão de Orçamento da Câmara de Cascavel), Flávio Cascavelense (1º Secretário) e Professor Erivan. Também participaram: Sra. Nirleide Saraiva (Assessora Contábil da Prefeitura de Cascavel), José Carrilho (Controlador Geral da Prefeitura) e os advogados Thiago Abreu (Assessoria Legislativa da Câmara de Cascavel) e Emanuel Saraiva (Assessoria Jurídica de Câmara de Cascavel), bem como Servidores da Casa.
Na ocasião, a representante do Poder Executivo, Assessora Contábil, Nirleide Saraiva, apresentou o projeto de lei e suas definições, respondeu perguntas, esclareceu dúvidas sobre os anexos, propondo-se a esclarecer sobre informações que estão na LDO de Cascavel. Vale salientar que através de um link do Facebook liberado a população todos puderam participar do chat ao vivo.
ENTENDA
No planejamento orçamentário, o administrador deverá estimar as receitas que o Município espera arrecadar durante o ano, assim como irá fixar os gastos a serem realizados com tais recursos, por secretaria e em diversas modalidades e formas. O orçamento anual visa concretizar os objetivos e metas propostas no Plano Plurianual (PPA), seguindo as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
De acordo com o Presidente da Câmara, Professor Adeildo, é de extrema importância a realização dessa Audiência Pública com a participação popular. “Em respeito a você, cascavelense, que nós estamos fazendo um jeito diferente de fazer política, baseado na responsabilidade e na transparência”, diz o vereador.